quinta-feira, 26 de abril de 2012

2030: A meta para o acesso universal à energia sustentável


Este ano marca-se o Ano Internacional das Nações Unidas da Energia Sustentável para Todos, com a ONU a assumir em força o objectivo de assegurar o acesso universal a serviços modernos de energia, duplicar a percentagem de renováveis no mix energético global, assim como duplicar a eficiência energética. Durante a cimeira europeia da Energia Sustentável para Todos, que decorreu a 16 de Abril em Bruxelas, a União Europeia adoptou o compromisso de contribuir também para esta meta.

Durante o evento, o presidente da Comissão Europeia, José Durão Barrosos, anunciou um novo programa comunitário para promover este acesso à energia sustentável em países terceiros, que estejam em vias de desenvolvimento. A proposta prevê um pacote de assistência técnica do know-how europeu aos países que farão parte da iniciativa, num orçamento de 50 milhões de euros para os próximos dois anos.

A iniciativa, baptizada como “Energising Development”, vai concentrar-se, no entanto, em garantir financiamento adicional por parte do sector privado. A esse propósito, o presidente da Comissão referiu que a União e os próprios Estados-membros irão tentar alavancar apoio financeiro adicional para promover investimentos no sector da energia sustentável, nestes países em desenvolvimento.

O reforço financeiro prevê ainda negociações com bancos e sector privado, para dinamizar investimentos; assim como garantir seguranças aos investidores, quer através de parcerias publico-privadas, que através de esquemas de garantia de risco, com bancos parceiros.

Actualmente, uma em cada cinco pessoas vive sem acesso à electricidade, enquanto cerca de dois milhões de pessoas morrem, por ano, de doenças respiratórios devido à utilização de combustíveis fósseis para cozinhar. A proposta da ONU é que, até 2030, os países em desenvolvimento possam ser auxiliados de forma a levar o acesso a energia a 500 milhões de pessoas.
Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=12051

Sem comentários:

Enviar um comentário