domingo, 22 de abril de 2012



Barragem de Castelo do Bode

A Barragem de Castelo do Bode situa-se no distrito de Santarém, no concelho de tomar, tem uma extensão de cerca de 60 quilómetros, alimentada pelo curso do rio Zêzere e abastece a região de Lisboa, num total de, aproximadamente três milhões de pessoas. Entrou em funcionamento em 1951 e nessa altura o objectivo principal era reter as águas provenientes do maciço da serra da estrela para a produção de energia eléctrica. Mas mais tarde se procedeu ao abastecimento da grande Lisboa.
Devido ao papel importante que esta barragem desempenhada (sendo uma das mais importantes barragens portuguesas) importa saber a conclusão de alguns estudos efeitos a qualidade desta agua, nos últimos anos. E os factores que estão na origem da contaminação da mesma.

Qualidade da Água


O nível da qualidade da água na albufeira tem registado alterações significativas em alguns anos. No ano de 2006, um dos piores anos em termos de qualidade da água na albufeira, os valores de coliformes totais não estavam dentro do intervalo admissível para a prática balnear. Esta contaminação anormal ocorreu por uma origem natural desconhecida e era mais intensa na zona da albufeira próxima da barragem.
Os casos mais graves de contaminação das águas estão localizados perto da barragem, na zona da Aldeia do Mato e na torre de captação de água da EPAL. Nesta zona a qualidade da água tem vindo a deteriorar-se colocando mais dificuldades ao processo de transformação da água da albufeira em água potável, por parte da EPAL.
Entre os anos de 1995 e 2008, a água da albufeira obteve uma classificação, quanto à qualidade para prática balnear, de "Boa" em oito vezes, "Razoável" em quatro vezes, "Má" uma vez e "Muito má" também uma vez. No panorama nacional, no ano de 2008, 35,5% das zonas analisadas obtiveram uma classificação de "Bom", 28% uma classificação de "Razoável" e 11,8% uma classificação de "Muito má". De realçar que não existiu nenhum "Excelente" no ano de 2008.

Os usos que se fazem das margens da albufeira têm uma grande influência na qualidade da água da mesma. Os terrenos agrícolas nas margens da albufeira poderão levar a que os fertilizantes usados nas terras atinjam a água da albufeira provocando a floração das águas e diminuição da sua transparência.
Outras fontes pontuais de poluição que existem na albufeira são as descargas directas e as fossas sépticas colectivas de alguns aglomerados urbanos. Estas fontes têm um grande impacto na poluição das águas.
Alem do risco que esta contaminação pode ter para todos aqueles que consomem diariamente esta água há ainda o perigo para os milhares de pessoas que na época balnear deslocam-se ate a albufeira, não tendo conhecimento da qualidade da água que utilizam e dos perigos que podem correr estando a tomar banho em águas com má qualidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário