quinta-feira, 26 de abril de 2012

Norma de certificação ambiental


ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental



Actualmente, para clientes, consumidores e investidores a responsabilidade ambiental relativamente aos produtos e serviços é um requisito básico de permanência no mercado. Espera-se que as organizações cumpram as normas ambientais e demonstrem o seu compromisso com o meio ambiente em todas as acções quotidianas. Mas estas exigências podem ser também uma oportunidade para eliminarem resíduos, riscos e custos desnecessários, ao mesmo tempo que reforçam os seus valores quanto à protecção do meio ambiente.
A certificação ISO 14001:2004 - Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) permite demonstrar o compromisso com a protecção do meio ambiente, reforçando a imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado.

O que é a ISO 14001:2004?

A norma ISSO 14001 é a principal referência para a gestão ambiental em qualquer tipo de organização a nível mundial. Prevê requisitos para a gestão mais eficaz dos aspectos ambientais do negócio, tendo em consideração a protecção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socio-económicas.
Na introdução da norma é referido que as organizações de todo o tipo estão cada vez mais interessadas em alcançar e demonstrar uma sólida actuação ambiental controlando o impacte das suas actividades, produtos e serviços, sobre o meio ambiente tendo em conta a sua política e os seus objectivos ambientais.
Fazem-no no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas económicas e de outras medidas para fomentar a protecção ambiental e de um aumento geral da preocupação das partes interessadas pelos temas ambientais incluindo o desenvolvimento sustentável.
A consciência ou a sensibilidade ambiental já começou a constituir um dos factores que contribuem para que um cidadão opte pelo consumo de um determinado produto e não de outro. As empresas que aplicam critérios mais ecológicos no desenvolvimento das suas actividades conseguem diferenciar-se positivamente da sua concorrência.
As administrações públicas condicionam a possibilidade das empresas concorrerem a concursos públicos à sua certificação.


Benefícios da ISO 14001:2004

O consenso internacional reunido em torno da norma ISO 14001:2004 prestigia a reputação de qualquer organização, apoiando no cumprimento da legislação ambiental e a redução dos riscos de sanções e acções judiciais.
Demonstrar um real compromisso com o meio ambiente pode transformar os valores da Organização:

 . Externamente, pela criação de novas oportunidades de negócio com clientes ambientalmente conscientes, e pela competitividade alcançada através da redução de custos;

. Internamente pode melhorar o ambiente de trabalho, a ética e a motivação dos colaboradores.

A conformidade com a ISO 14001:2004 assegura à Organização um uso racional de energia e recursos, além da redução dos custos ao longo do tempo. Desta forma, a Certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental pela SGS ICS ajudará a Organização a desenvolver e melhorar a performance.
O Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2004 certificado pela SGS ICS permite demonstrar elevados níveis de conformidade ambiental nos concursos a contratos internacionais ou na expansão local de novos negócios.
Avaliações regulares conduzidas pela SGS ICS apoiam as Organizações continuamente a utilizar, monitorizar e melhorar os seus processos e Sistema de Gestão Ambiental. Melhoram a fiabilidade das operações internas na satisfação das partes interessadas e clientes, bem como toda a sua performance. Possibilitarão, ainda, uma melhoria significativa na motivação dos seus colaboradores, envolvimento e consciência das suas responsabilidades.

Porquê a SGS ICS?

A SGS ICS é o Organismo líder em Serviços de Certificação de acordo com diversas normas, incluindo ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000 e Sistemas de Certificação de Produto e do Serviço. Os certificados SGS ICS são reconhecidos e respeitados mundialmente.

A SGS ICS foi o primeiro Organismo de Certificação a obter a acreditação em Portugal para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Tendo, mais tarde, obtido a acreditação para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental e EMAS
.

Sem comentários:

Enviar um comentário