quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reportagem “O Mal da Mina”

      Publica-se aqui o anúncio da reportagem "O Mal da Mina" do programa televisivo Linha da Frente, cujo vídeo já se encontra disponível em: http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/index.php?O-MAL-DA-MINA.rtp&post=18293.
      Esta reportagem retrata um problema ambiental muito grave que existe, ainda hoje, na Urgeiriça, devido à exploração de minas, no passado, nessa região, que libertaram substâncias radioactivas para o meio envolvente, causando graves consequências para a saúde dos moradores e antigos trabalhadores, que se verificam ainda hoje.

Urgeiriça hoje Às 21horas no programa LINHA DA FRENTE da RTP! “O Mal da Mina”

Posted: 21/09/2011 in Canas de Senhorim, Imprensa, Informação
Etiquetas:, , , , , ,


“O Mal da Mina” é uma reportagem de Mafalda Gameiro com imagem de António José Fernandes e edição de António Antunes. A produção é de Amélia Gomes Ferreira
A Urgeiriça foi terra de mineiros. A exploração e tratamento de urânio (minério radioativo) enriqueceu muita gente, mas também matou muitos trabalhadores e até familiares. Apesar da Empresa Nacional de Urânio ter encerrado em 2004 muitas pessoas continuam a adoecer com o mesmo mal.
O contacto com este minério não se limitava à mina, uma vez que o material radioativo ficou espalhado por toda a região (na via pública; nas casas; em aterros).
No entanto, a descontaminação da zona está longe de estar terminada.
“O Mal da Mina” marca o regresso do programa Linha da Frente, hoje quarta-feira às 21 horas.
“O Mal da Mina” retrata o grave problema de saúde da população da Urgeiriça, (concelho de Viseu) e da zona envolvente – o cancro no pulmão e na tiroide.

Fonte: http://pedrobritofotografia.wordpress.com/2011/09/21/urgeirica-hoje-as-21horas-no-programa-linha-da-frente-da-rtp-%E2%80%9Co-mal-da-mina%E2%80%9D/

Sem comentários:

Enviar um comentário