terça-feira, 22 de maio de 2012

“Veículos” de consciencialização para o Ambiente

Desde a altura em que a questão ambiental começou a ser levada em consideração que têm proliferado formas de chamar a atenção para os problemas que a prática de certas condutas têm nos recursos naturais. Quer sejam organizações especificamente criadas para prosseguir fins de natureza protetora do meio-ambiente, passando pela música, até rúbricas televisivas, várias têm sido as formas de alertar para perigos reais. Analisemos algumas:

As ONGA

As organizações não-governamentais são grupos organizados, sem fins lucrativos, constituídas de forma independente e que se caracterizam por realizarem ações de solidariedade em certas áreas.
As ONGA são, igualmente, organizações não-governamentais mas que têm a característica específica de terem como objetivo principal o estudo ou a defesa do meio ambiente.
Em Portugal, este tipo de específico de ONG é alvo de uma regulação específica através da Lei das Organizações Não-Governamentais de Ambiente (Lei nº 35/98, de 18 de Julho).
A QUERCUS é a mais famosa ONGA portuguesa.

Movimento hippie

O movimento hippie remonta aos anos 60 do século XX. Este movimento ficou para sempre marcado pela sua icónica frase “peace and love”. Caracteriza-se por um respeito central pelas questões ambientais, adotando um estilo de vida comunitário, nómada e em comunhão com a natureza.
A eclosão do movimento deu-se em consequência do surgimento da “Geração Beat”, os “beatniks”, em que uma leva de escritores e vários artistas assumiram os comportamentos que posteriormente foram adotados pelos hippies. John Lennon, o famoso malogrado cantor que pertencia à famosa banda de Liverpool, Beatles, foi um dos principais porta-voz pop do movimento hippie.

O Planeta do Verdocas

O Planeta do Verdocas foi uma rúbrica televisiva transmitida, em Portugal, no Canal Panda. Tratava-se de um desenho animado didático e que estabelecia uma relação de aprendizagem com as crianças. O objetivo central era alertar os mais novos para as melhores opções a tomar por forma a ter o menor impacto ambiental possível, como por exemplo: viajar por transporte público ou a pé e não por veículo particular, fazer a separação do lixo pelos ecopontos, adquirir produtos com rótulo ecológico, etc.

http://www.youtube.com/watch?v=Rrk-_iq3Tls

Minuto Verde

O espaço “Minuto Verde” é da responsabilidade da QUERCUS transmitido diariamente, durante a emissão do telejornal “Bom Dia Portugal” da manhã do canal 1 da RTP. Através desta iniciativa, pretende-se dar conselhos práticos para um ambiente melhor aos cidadãos/telespetadores.

http://www.youtube.com/watch?v=y-sEFf1yuQk

Sem comentários:

Enviar um comentário